As Associações dos Surfistas das praias de Torres (AST), de Arroio do Sal (ASAS), de Capão Novo (ASCN), Capão da Canoa (ASCC), Tramandaí (ASTRI), Pinhal (ASPI) e Associação Gaúcha de Árbitros (AGA), fundaram a Liga Rio-grandense de Surf (LRS), que nasce com a missão de promover, e desenvolver o Surf no estado.
A LRS, que foi fundada em 15 de março de 2015, terá como presidente, representante de Torres, Carlos Augusto Gomes de Freitas, o CDV; o vice-presidente, representante de Pinhal, Fernando Paraguassú; o secretário, representando Capão da Canoa, Gustavo Bertotto; e o tesoureiro, representando Tramandaí, João D`avila.
Esta associação realizará a Copa Rio-grandense de Surf Amador e também competições profissionais no Rio Grande do Sul. A LRS já solicitou sua filiação e reconhecimento junto a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), e a Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).
A primeira competição de surf de 2014, o Tramandaí Surf Festival, realizado em 24 e 25 de janeiro, já contabilizará para o ranking da Copa Gaúcha de Surf 2015. A próxima competição será realizada em 13 e 14 de junho na Prainha, em Torres.
Segundo o presidente da LRS, Carlos Freitas, a Liga surgiu devido a necessidade de promover o apoio ao Surf. “Nosso estado precisa de união e ação para que o Surf cresça de verdade. Temos de aproveitar o momento em que os brasileiros estão obtendo excelentes resultados no cenário do surf mundial e desenvolver o esporte local. A LRS vem para somar esforços em prol deste objetivo, queremos que os surfistas possam contar com a realização de competições com julgamentos corretos, estrutura voltada aos atletas, e uma organização que quer o melhor para o surf”, comentou.
A equipe que auxiliará a Direção da Liga possui a experiência necessária para desenvolver o trabalho. O Tour Manager que atuará será Jéferson Rabassa, o Pica-pau. Já o Diretor Técnico, responsável pelos julgamentos, será o ex-surfista profissional, Marcel Miranda. O livro de regras já está pronto e estará à disposição em todas as competições.