O surfista Giovani da Silva, sagrou-se campeão na categoria Open do De Lucca AST de Surf Amador 2015, que contou com a apresentação da Juicy CO e foi realizado na Prainha, em Torres, neste final de semana (13 e 14/06). Ao todo 148 atletas disputaram os pontos válidos par o ranking da Copa Rio-grandense de Surf Amador 2015, em 10 categorias.
Giovani da Silva somou 10,65 pontos em suas duas melhores ondas, o que lhe rendeu o ponto mais alto no pódio da categoria Open. Já Bruno Carneiro conseguiu somar 10,40 pontos e ficou em segundo, seguido por Josias Pedrinha com 9,95 pontos e Renan Borba com 4,85 pontos. Os representantes da equipe Nalu Surfboards, Giordan Elz e Thiago Stocker, não foram felizes em suas baterias terminando em 4º e 3º lugares.
Na categoria Universitários quem levou a melhor foi José Luiz Mello com 12 pontos, seguido por Yago Ramos (8,40), João Santos (5,25) e Arthur Ferreira (4,10).
Entre os atletas da Master, o melhor foi Carlos Santos com 6,45 pontos. O segundo foi Marcio Abreu com 6,35, seguido por Marcel De Rose (5,50), e em quarto colocado Marcelo Lemos com 3,10 pontos.
A campeã da categoria Iniciantes foi Yasmin Dias com 5,75 pontos, seguida por Kaique Garcia com 5,40, em terceiro ficou o nosso representante, Miguel Couto com 3,75, e Pedro Sturza com 3,35. Os outros três representantes, Quesllon Elz e Northon Porto, não conseguiram chegar a final, terminaram na 5º colocação e Weslley Souza, não foi bem em sua bateria.
O melhor surfista Sênior da competição foi Renan Borba com 9,70 pontos, enquanto Tiago Braga ocupou a segunda colocação com 9,15 pontos, e Jonas Brocca em terceiro com 6,50 pontos, e o quarto Tomas Ferreira com 5,55 pontos.
Entro os surfistas da Júnior, Guilherme Pereira ficou em primeiro com 10,65 pontos, seguido por Luy Arman com 9,50 pontos, Gustavo Borges com 5,50 pontos, e Yago Ramos com 3,40 pontos. O nosso representante Thiago Stocker foi eliminado na semi final e terminou na 5º colocação.
A melhor surfista da competição foi Brenda Rodrigues que atingiu 6,65 pontos, seguida por Yasmin Dias com 2,80 pontos, Manu Ronnau com 2,65 pontos, e Eduarda Giordani com 2,55 pontos.
O melhor na categoria Longboard foi Claudio Touguinha com 7,75 pontos, o segundo colocado foi Marcio Midon com 5,35 pontos, o terceiro foi Robson Pinheiro com 4,05 pontos, e o quarto colocado foi Carlos Amaral com 3,30 pontos. O nosso representante, Giordan Elz, foi eliminado na semi final terminando a competição em 5º lugar.
Na categoria Mirim o melhor atleta foi Gustavo Borges com 7,75 pontos, seguido por Lucas Machado com 6,70 pontos, Ernani Júnior com 4,95, e Ruan Guimarães com 4,40 pontos.
Entre os Grommets o grande campeão foi Kaique Garcia, que somou 8,00 pontos, seguido por Yasmin Dias com 3,30 pontos, Felipe Becker com 3,30 pontos, e Pedro Souza com 3,15 pontos.
Após um sábado de boas ondas e condições climáticas variando de chuva fraca ao sol, o domingo foi marcado por chuva forte e muito vento Sul, o que derrubou a temperatura na Prainha, em Torres (RS). Mas o frio e a chuva não afastaram os participantes do evento. Os resultados de cada uma das baterias do evento está disponível emhttp://surfpro.com.br/2015/ast/01/indexast.htm.
Devido as condições climáticas, foi suspensa a realização da ação de limpeza de praia e educação ambiental proposta pelos voluntários do Projeto Praia Limpa para a manhã do domingo. Os voluntários do projeto são os responsáveis por retirar toneladas de lixo das areias de Torres. Outras informações sobre o Praia Limpa podem ser obtidas diretamente na página no Facebookhttps://www.facebook.com/praialimpa.torres, ou com o responsável pelas atividades, o voluntário Alexis Sanson através do telefone 51 91136242.
As noites de sexta-feira e sábado foram reservadas para confraternizar. A organização do evento preparou duas grandes festas, uma delas foi realizada pela equipe do El Cholo, enquanto a segunda aconteceu no tradicional Bora-Bora, que já recebeu inúmeras festas da galera do Surf.
O De Lucca AST PRO/AM de Surf 2015 contou com a apresentação da Juicy CO, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Torres, através do Conselho Municipal de Esportes; da Secretaria Municipal de Turismo; Moda Mar; Surfeeling; Pré Requisito Surf Skate Shop; Glass Brothers; Água da Pedra; e De Lucca Surf Skate Shop. O apoio ficou por conta da Rusty, Cia Wax, Dado Bier, Portal Hotéis, Maria Parafina, Infinity Imobiliária Digital, Silverbay, El Cholo, Banna Wax, Barth, Bilabong, RMS Informática, Ouem, Da Hui, Evolution, e Bora Bora Clube. A realização foi da Associação dos Surfistas de Torres (AST), e contou com a supervisão técnica da Liga Rio-grandense de Surf (LRS) e Associação Gaúcha de Árbitros (AGA).