O surfista Adriano de Souza, conhecido como Mineirinho é o Campeão Mundial da WSL de 2015.Natural do Guarujá, Adriano “Mineirinho” de Souza conquistou o título com vitória sobre Mason Ho e revés de Mick Fanning diante de Gabriel Medina, vencedor no ano passado. Desta forma, o troféu permanece no Brasil. Embora não tenha repetido o feito de dezembro de 2014, Medina conquistou a Tríplice Coroa Havaiana, prêmio entregue ao melhor das três competições realizadas em Oahu, no Havaí.
Graças a um aéreo nos últimos segundos da bateria, Medina virou a disputa diante de Mick Fanning e acabou vitorioso por 11.33 a 10.36. Assim, abriu caminho para o troféu de Mineirinho, que superou Mason Ho em 6.83 a 4.70. Os tubos não foram frequentes, mas o brasileiro superou o obstáculo com manobras e levou o título.
Mineirinho é o atleta mais experiente da chamada Brazilian Storm, como ficaram conhecido os talentosos brasileiros que disputam a elite do surfe mundial. Ele tem 28 anos e consegue ser o melhor surfista do mundo 10 anos após sua estréia.
Após a confirmação de sua conquista, Adriano dedicou o título ao surfista Ricardo dos Santos, que faleceu no início do ano, e também ao seu irmão, que comprou a sua 1ª prancha: “É incrível o sentimento. Dedico esse título ao Ricardo dos Santos, vou sempre carregar a alma dele comigo. Dedico o título também ao meu irmão, que me deu minha primeira prancha com 30 reais. Era muito dinheiro para ele, eu sabia, e hoje estou no topo do mundo graças a 30 reais.”.