O surfista torrense, Iuri Silva, sagrou-se campeão na categoria Open do ECOURBAN AST de Surf Amador 2016, realizado neste final de semana (09 e 10/04) na Prainha, em Torres, com a apresentação da De Lucca Surf Skate Shop. A competição é válida pela 2ª etapa da Copa Rio-Grandense de Surf, e pela 1ª etapa do Circuito AST 2016.
Iuri Silva somou 15 pontos em suas duas melhores ondas da bateria final e com o resultado superou os atletas Maurício Nunes (13,00 pontos), Renan Borba (12,40 pontos) e José Luiz Mello (11,75). A grande final teve a liderança disputada até a última onda. Os surfistas Maurício Nunes e Iuri Silva lutavam pelo posto mais alto do pódio, mas quem levou a melhor em seu “quintal de casa” foi Iuri. Na categoria Surdos o melhor foi André Menezes, do Rio de Janeiro, com 10,10 pontos em suas duas melhores ondas. O segundo colocado foi Rodrigo Cezar (2,50) e Ramarone Vieira (2,00) ficou em terceiro. Entre os atletas da categoria Master o primeiro colocado foi Maurício Nunes (15,50), seguido por Cristiano Cardoso (11,80), Marcelo Lemos (10,75), e Marcelo Cordeiro (7,75). O campeão na Iniciantes, os nossos representantes Weslley Souza e Quesllom Elz não tiveram sorte, Weslley foi eliminado no raund 1 e Quesllom na semifinal, já o campeão foi Kaique Garcia com 10,05 pontos. O segundo colocado foi Raoni Meurer (9,80), seguido por Pedro Sturza (5,50), e Yasmin Dias (5,30). Maurício Nunes realmente estava focado nas disputas e conquistou o primeiro lugar entre os Sêniors com 12,50 pontos. O segundo colocado foi Tiago Braga (11,00), o terceiro foi Iuri Silva (9,55), e o quarto foi Cristiano Bins (7,40). O melhor Júnior foi Gustavo Borges com 12,15 pontos. Vini Santos (6,55) foi o segundo, Luy Arman (6,45) o terceiro, e o nosso representante Jhonifer Lima, surfou muito e conquistou a quarta colocação com (5,15). Entre os representantes dos pranchões o melhor Longborder foi João D`avila (9,55). e o nosso representante Giordan Elz foi o segundo colocado com 8,55 pontos, sufando muito passou quase toda a final na liderança, seguido por André Gajko (7,95) e Márcio Midon (6,00). A surfista Manu Ronnau quebrou a hegemonia de Brenda Rodrigues e ficou com o título na categoria Feminino ao somar 8,35 pontos em suas duas melhores ondas. Brenda ficou em segundo com 6,25, seguida por Eduarda Giordani (3,85) e Yasmin Dias (0,90). Na Grommets o nosso representante Northom Porto foi eliminado na semi final e o campeão foi Kaique Garcia com 10,25 pontos. Pedro Sturza (4,80) foi o segundo, Miguel Couto o terceiro (4,40) e Lua Arnold (3,45) a quarta. Na categoria Mirim os nosso representantes Weslley Souza, foi eliminado no raund 1 e Quesllom Elz foi eliminado na seme pois não compareceu a sua bateria que foi transferida para o domingo já que o campeonato foi interditado pelos bombeiros, mas que se deu bem foi Gustavo, que somou 11,15 pontos, enquanto Kaique conseguiu 10,25, seguido por Gabriel Chieli (3,90) e Yasmin Dias (1,20). Para incentivar e promover o esporte a organização do evento e da Liga Rio-Grandense de Surf (LRS) optou por não cobrar inscrições na categoria Petiz e premiar todos os participantes, conforme a relação de nomes: Lucas Costa, Lucas Hertzog, Erick Porto, Victor Midon, Gabriel Gajko, e Northon Porto.
O ECOURBAN AST de Surf Amador 2016 foi apresentado pela DELUCCA Surf Skate Shop, contou com o patrocínio da Surfeeling, Glass Brothers, De Lucca, Oceano Surfwear, Pré Requisito, Speed Line Surfboards, Modamar, Prefeitura Municipal de Torres, Secretária de Turismo e RMS. O apoio ficou por conta da Dahui, Agua da Pedra, Celu Service, Licenciar, CiaWax, Apag Incêndio, Infinity, Portal Hotéis, Brazinco, Silverbay, Personal Contábil, Banana Wax, Maria Parafina e Praia Limpa. A realização e organização foi da Associação dos Surfistas de Torres (AST), com a supervisão técnica da Liga Rio-grandense de Surf (LRS) e Associação Gaúcha de Árbitros (AGA).