O PRÉ REQUISITO ASCC DE SURF AMADOR foi a prova que o Surfista no Rio Grande do Sul é, acima de tudo, um apaixonado pelo esporte. As condições climáticas terríveis colocaram a prova os atletas que participaram neste final de semana (14 e 15 de maio), na Praia Central em Capão da Canoa (RS), da 4ª Etapa da Copa Rio-Grandense de Surf. No sábado o vento Nordeste dificultou as fases classificatórias, já no domingo a chuva, vento e muitos raios, forçaram inclusive a paralisação momentânea do evento por mais de uma hora. Mesmo assim, nenhum surfista deixou de competir em busca dos pontos no ranking do certame e da premiação.
Na categoria Longboard o nosso atleta o surfistas de Torres, Giordan Elz, que vem surfando muito e vai brigar pelo titulo da categoria até o final do Circuito levou a melhor e garantiu o primeiro lugar entre os pranchões. O segundo colocado foi João D`avila, representante da ASTRI, seguido por Fabio Machado e Carlos Diehl.
O surfista torrense Felipe Kita Martins foi o grande destaque do evento ao levar para casa os títulos das categorias Open e Sênior, garantir a melhor nota da competição, um 9,25, e o melhor somatório (duas melhores ondas na mesma bateria) com 17,25 pontos. Outro atleta que mereceu o reconhecimento foi Luy Arman, que venceu a categoria Júnior e foi vice-campeão na Open após uma sequência de viradas no placar com Felipe Kita Martins. O nosso representante na categoria, Felipe Lima, não se deu bem perdendo no round 1.
Entre as meninas, a favorita na categoria Feminina, Brenda Rodrigues, representando Tramandaí, confirmou as espectativas e garantiu a primeira colocação, seguida pelas atletas Eduarda Giordani, Manu Ronnau, e Lua Arnold.
Na Mirim Gustavo Borges não deu chances e foi o primeiro colocado, seguido por Raoni Meurer, Ian Biagio e Kaique Garcia. Weslley Souza não conseguiu parar o roud 1 e Quesllom Elz foi eliminado na semi final.
Na categoria Master o surfista Maurício Nunes virou na última onda e tirou a vitória do representante de Capão da Canoa, Ki Fornari. Marcelo Cordeiro foi o terceiro e Flávio Jardim o quarto colocado.
Raoni Meurer venceu a bateria final e garantiu o título da etapa na categoria Iniciantes. Kaique Garcia ficou com a segunda colocação, Queslon Elz na terceira e Ferpa Becker na quarta.
Na Sênior Felipe Kita Martins deu uma verdadeira aula de surf e realizou o score mais alto da competição, uma nota 9,25 e de quebra o melhor somatório com uma nota 8 na onda seguinte, totalizando 17,25 pontos. Maurício Nunes foi o segundo colocado, seguido por Manuel Roncalla.
Na Júnior Luy Arman levou a melhor e garantiu o título da categoria na etapa em cima dos surfistas Vini Santos, Ivan Santos e Gustavo Borges. O nosso representante na categoria, Jhonnifer Lima, foi eliminado no roud 1
O melhor Grommets na competição foi Issac Machado, que derrotou Gabriel Behm, Pedro Sturza e Lucas Costa. Northom Porto, atleta da equipe não achou as ondas e foi eliminado na semi final.
Na briga particular pelo posto de melhor de Capão da Canoa, na categoria Interna, Ki Fornari usou toda a sua experiência em competições e venceu Alessandro Lachi, Mathias Fernandes e Kacio Fernandes.
Na principal categoria, a Open, Felipe Kita Martins foi o vencedor em cima de Luy Arman. José Luis Mello bem que tentou estragar a festa de Felipe, mas só conseguiu a terceira colocação após superar Tiago Braga.
A competição foi realizada pela Associação dos Surfistas de Capão da Canoa (ASCC), distribuindo uma grande premiação aos participantes.
A Rabbit Surfboards Isopox apresentou o Pré Requisito ASCC de Surf Amador, que contou com o patrocínio de Flex Nutriton, Hotel Araça, Gino Jardinagem, Restaurante Central, Duran Baterias, Oceano e Banana Wax. Apoio ficou por conta da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, Chuarrascaria Estância Gaúcha, Carranca’s Bar, Color Shoes, Yellow, Vertical, Fabiano Raupp Fotografia, JC Photos, Junior Lucas e Bah Undergroud. A realização e organização foi da Associação dos Surfistas de Capão da Canoa (ASCC), e a supervisão técnica da Liga Rio-Grandense de Surf (LRS) e Associação Gaúcha de Árbitros (AGA).